Campus Party 2012 – EU FUI!!!

Hoje foi meu último dia de Campus Party. Um evento que a dois anos, quando ouvi falar pela primeira vez, pensei que não conseguiria aproveitar e me divertir nele, mas que hoje já faço planos para retornar ano que vem. A Campus Party é um evento de tecnologia, inovação, interação social, palestras muito interessantes, onde as pessoas dormem em barracas que ficam dentro de um salão, e no tempo que não estão dormindo acessam uma internet absurdamente rápida, assistem palestras, e o mais importante de tudo, conversam com as pessoas que conheciam até então só na rede. Ufa; acho que consegui resumir o que é o evento em não tão poucas palavras, mas pelo menos eu tentei. Só estando lá para conhecer realmente como o evento pode ser bom.

Neste ano fui convidado para participar de um debate chamado web para todos, onde discutimos maneiras de tornar a internet mais acessível para pessoas com deficiência visual, auditiva, motora e cognitiva. Um assunto de extrema relevância nos dias atuais, que necessita mais de conscientização do que convencimento. As pessoas quando confrontadas com essa realidade, na grande maioria, estão dispostas a se engajarem nesta causa. O que estamos precisando mesmo é mostrar que essa realidade existe, ou seja, que pessoas com deficiência acessam a Internet. Por isto esse tipo de debate, promovido pelo evento, é importante, porque fornece um espaço que possui um alcance muito grande, atingindo um maior número de pessoas.

Não sou completamente otimista que conseguiremos melhorar até o ponto que desejamos apenas na base da conversa. Embora eu tenha inúmeros exemplos onde um simples pedido foi suficiente para que problemas de acessibilidade fossem concertados, tal como em aplicativos para iPhone, páginas web (principalmente blogs), temos o exemplo clássico que são os sites de compras de passagens aéreas, que mesmo depois de muita reclamação, continuam a não ser nada amigáveis a leitores de tela, a navegadores que não sejam o internet Explorer, etc. Estes são alguns exemplos de problemas de acessibilidade para pessoas com deficiência, e sem deficiência.

Além deste debate, tive a oportunidade de conversar com várias pessoas que só mantive até então um contato online, conhecer pessoas novas que me conheciam da Internet seja por conta dos meus vídeos ou da minha participação em podcasts, assistir palestras que me deram uma idéia do que abordar no meu tcc e por aí vai.

Dei várias entrevistas, tirei várias fotos, e até mesmo participei de um podcast!! A medida que encontrar aparições minhas por aí, atualizo este post.

- Entrevista no UOL: Deficientes físicos fazem críticas à acessibilidade na Campus Party 2012

- Post no blog da Lak Lobato, outra participante do debate web para todos: Web para todos na Campus Party

- Vídeo do @leomuraoka, vencedor do concurso em criar um vídeo editado apenas no celular: Campus Party: Internet, Conhecimento e Diversão! #CPBR5

- Entrevista que dei para o Tamboltech: Entrevista com Lucas Radaelli no #cpbr5

- Participei do Rapaduracast, o maior podcast do Brasil sobre cinema. Escutem lá!!: RapaduraCast 270 – Cegos e o Cinema

Skip to top

Comments

One Response to Campus Party 2012 – EU FUI!!!

  1. alexandre Tasso Sartori says:

    estou lendo todos os seus posts lucas.

    talvez você não lembre de mim, mas eu ainda lembro do dia que um mulequinho entrou com o pai na livraria onde eu trabalhava a procura de um livro de RPG chamado Vampire the masquarate e interessado num ” clubinho de RPG” que tinhamos na época. quando aquele piralho começou a fazer perguntas a respeito das figuras do livro eu fiquei intrigado, depois de um tempo começou a frequentar o clube e depois eu me vi jogando MAGIC com você com aquele seu baralho branco fulero!! hahaha
    depois eu encontrei com você no show do Blind Guardian lembra? ( foi irado aquele show) quando você me falou que tinha ido sozinho com seu primo de cascavel pro show eu fiquei de cara…
    você é um grande cara lucas você tem mais um fã!!! abraçao do POETA

    p.s se não lembrar desconsidere o post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>