Por que você lê?

Acabei parando para pensar essa semana no tipo de conteúdo que eu tenho lido. Incluindo internet – blogs, sites de notícias, livros – tanto didáticos quanto lazer, me questionava qual era esse conteúdo.

A leitura está diretamente ligada com a escrita, logicamente. A escrita sendo uma forma de expressar uma situação, fato ou conhecimento, e a leitura é a forma que absorvemos a intenção do autor, ou parte dela pelo menos. Quando parei para analisar realmente qual era o tipo de conteúdo que eu estava lendo, eu me convenci a atualizar, ou pelo menos tentar atualizar mais frequentemente meu blog.

Mas por quê?

Notei que no meio dos livros para a faculdade que explicavam o funcionamento de sistemas, os textos informativos de alguma linguagem de programação qualquer, ou até mesmo um livro de aventura para o meu divertimento, existia algo a mais que eu aproveitava de todo esse amontoado de informação. As experiências pessoais.

Experiências pessoais em livros mais técnicos eu poderia definir que são os comentários deixados pelo autor, sendo os meus favoritos aqueles com um
leve sarcasmo :P

Em livros de aventura experiências pessoais é a própria história do personagem. Por onde ele andou, o que ele fez, seus princípios, e por aí em diante.

Mas o que experiências pessoais tem a ver com eu atualizar mais o meu blog, vocês poderiam se perguntar. Acho que quando criei esse blog eu tinha uma abordagem diferente em mente. Eu gostaria de postar coisas que no mínimo acrescentassem algo a alguém, algum conhecimento que eu detinha e gostaria de passar para frente. Mas não acho que isso seja mais necessário. Conclui tardiamente, como podem perceber, que mesmo experiências singulares de um acontecimento vivido por alguém pode
influenciar uma idéia alheia, despertar uma reflexão sobre um assunto, ou apenas fazer algumas pessoas rirem :P

Parando para analisar essa minha conclusão mais do que óbvia, acho que ainda posso acrescentar alguns pontos. Internamente, eu já sabia disso; saber no sentido de conhecer a existência, mas não entendia perfeitamente. O motivo que eu leio é para ganhar conhecimento, me divertir, e até mesmo matar o tempo. E o que me proporciona isso além da informação bruta são os comentários dos autores, as famigeradas “experiências pessoais”, experiências que, acredito ter aos montes.

Ou o que eu falei foi tudo besteira e eu só estou tentando achar um motivo para voltar a atualizar isso aqui. O importante que um motivo agora eu tenho.

E você? Por que você lê?

Skip to top

Comments

4 Responses to Por que você lê?

  1. Por prazer, para adquirir novos conhecimentos, para aperfeiçoamento e por obrigação.

  2. lucasradaelli says:

    Por obrigação… ta aí um motivo que tinha esquecido :P

  3. Cleyton says:

    Ótimo post, cara. Mas nunca parei pra pensar em porque eu leio.

  4. eiltonribeiro says:

    antigamente, pra pagar de cult. hoje é pela diversão e pelo conhecimento mesmo. fora que, às vezes, olhando pras opiniões ignorantes das pessoas que não leem/odeiam ler, dá impressão que de que ou eu abro um livro ou acabo como elas. mas, essencialmente, pela diversão!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>