Sobre
Meu nome é Lucas Radaelli. Trabalho como engenheiro de software no Google em San Francisco, Califórnia em um time que lida com acessibilidade. O objetivo é melhorar a vida das pessoas com deficiência através da tecnologia.
Falando em pessoas com deficiência, sou cego. Nasci em Curitiba, Paraná sem enxergar com o olho esquerdo e perdi a visão do olho direito com quatro anos de idade. Cresci em Cascavel, Paraná. Resolvi, quase no final da adolescência, que gostaria de trabalhar com computadores porque acreditava que eu poderia melhorar a minha vida e de outras pessoas com deficiência através da tecnologia.
Cursei ciências da computação na Universidade Federal Do Paraná e uma parte no Karlsruher Institut für Technologie em Karlsruhe, Alemanha.
Quando me formei, fui trabalhar no Google em Belo Horizonte, Minas Gerais. Por cinco anos, trabalhei no time de Search do Google que desenvolvia o algoritmo de busca que faz ranking dos resultados do motor de busca. Em 2019, me mudei para os Estados Unidos para trabalhar em um time que estava lidando com acessibilidade com o intuito de melhorar a vida de pessoas com deficiência, algo que sempre foi importante para mim.
Eu adoro falar sobre acessibilidade e inclusão, mas estes não são apenas os assuntos que eu me interesso. Acredito que são um meio para eu poder alcançar outros objetivos. Se falo de acessibilidade no contexto de educação, é porque o objetivo final é aprender algo, enquanto a acessibilidade é o que me permite chegar lá. Se falo sobre inclusão na sociedade, é porque o objetivo final é que as pessoas com deficiência tenham uma vida justa e com oportunidades iguais.
Na minha página pessoal, espero também falar sobre heavy metal, boardgames, programação, ficção científica e fantasia, xadrez, escrita, piano, composição de música, partituras acessíveis e o que mais der na telha. A, e é claro: minhas histórias.