Como Usar O Windows PowerShell Com O NVDA
Última modificação: 30/08/2021
Introdução
Nesse post vamos discutir como usar o Windows Powershell com o leitor de telas NVDA. O objetivo é demonstrar como navegar no console do Windows, inserindo comandos e lendo o output. Também iremos discutir como copiar e colar comandos, usando alguns truques embutidos no NVDA.
Embora usemos o Windows PowerShell como exemplo, o mesmo discutido aqui pode ser aplicado ao cmd do Windows ou ao programa Putty, outros tipos de console disponíveis.
A vantagem de usar um console com um leitor de telas se dá pelo fato que várias aplicações nem sempre são acessíveis na interface gráfica regular, mas perfeitamente usáveis na linha de comando. Outras atividades são apenas possíveis de serem realizadas no console, por exemplo, quando acessando uma máquina remota Linux.
Definições
- NVDA Key: é a tecla modificadora do NVDA para executar comandos do leitor de tela. Em um desktop, insert, no laptop capslock.
- Os atalhos de teclado serão descritos através das teclas que precisam ser pressionadas, e, se separados por um sinal de +, indica que as teclas precisam ser apertadas ao mesmo tempo. Por exemplo, control + c - control e c precisam ser apertados ao mesmo tempo.
Como abrir o Powershell
Temos duas maneiras principais de abrir o Powershell rapidamente usando um leitor de telas:
- tecla windows + r, digite powershell e aperte enter.
- Dica: a tecla windows costuma ficar entre o control e o alt no lado esquerdo do teclado.
- Dica: ao digitar powershell, se você apertar control + shift + enter ao invés de enter para abrir o terminal, ele será executado no modo de administrador.
- control + escape, digitar powershell, usar as setas e procurar o resultado da busca e apertar enter.
Lendo output do console
Ao digitar comandos no console, o NVDA vai ler o resultado de cada comando. Frequentemente é necessário voltar para ler os resultados dos comandos digitados.
Por exemplo, abra o Windows Powershell e digite: “ls”.
Isso vai listar os arquivos e pastas do diretório atual.
Para lermos os resultados linha por linha, palavra por palavra, usaremos os comandos de revisar texto do NVDA. Para mais informações consulte a seção 5.5 do manual do usuário do NVDA.
- NVDA Key + seta para cima ou para baixo: ler a linha anterior ou a próxima linha do console.
- NVDA Key + control + seta para a direita ou esquerda: ler a próxima ou palavra anterior do texto.
- NVDA Key + seta para a direita ou esquerda: ler o próximo ou caractere anterior do texto.
Minimizando e maximizando a tela
Para que o texto não tenha tantas quebras e facilite a leitura com o NVDA, vamos maximizar a tela do console. Temos algumas maneiras diferentes de fazer isso.
Alt + barra de espaço abre um menu que pode ser navegado com as setas. Temos várias opções úteis aqui, incluindo maximizar. Também é possível chegar na opção maximizar mais rapidamente apertando x, ao invés de navegar pelas setas.
Em alguns consoles, por exemplo no Putty, esse atalho não abre o menu do sistema como no Windows PowerShell, mas temos como contornar esse problema. Aqui, usaremos os comandos de navegação de objeto. Para mais informações, consulte a seção 5.4 do manual do usuário do NVDA.
- NVDA Key + shift + seta para cima, baixo, direita ou esquerda: move para o objeto na direção da seta. Por exemplo,na tela do console, navegue com NVDA Key + shift + seta para a esquerda e descubra os botões da tela. Depois, navegue para cima até sair da janela do console, e tente voltar com seta para baixo.
- NVDA Key + enter: ativa o objeto que tem o foco.
Para maximizar a tela, use a navegação de objeto até encontrar o botão de maximizar a tela, então ative o objeto usando os comandos descritos.
Copiando e colando no terminal
Para copiar algum texto que seja parte do output do console, usaremos os comandos do NVDA para selecionar texto. Estes também fazem parte dos comandos de revisão de texto.
Primeiro, selecione o início do texto que deseja copiar, usando os comandos descritos anteriormente, navegando por linha, palavra ou caractere.
- NVDA Key + f9: marca o começo do texto a ser copiado.
- NVDA Key + f10: quando pressionado uma vez, marca o final do texto a ser copiado, quando pressionado duas vezes copia a região selecionada.
Dica: é possível mapear esses atalhos para teclas mais fáceis de serem usadas. Para fazer isso:
- NVDA Key + n, para abrir as configurações do NVDA.
- Navegue com as setas até preferências, enter, depois navegue até definir comandos e enter novamente.
- Navegue com as setas até a exploração de texto, então aperte seta para a direita para expandir as opções.
- Navegue com as setas até “Marca a posição atual do cursor de exploração como o início do texto a ser selecionado”, aperte tab até adicionar, e defina um novo comando para ativar essa opção. Recomendo NVDA Key + shift + ‘. Salve.
- Siga os mesmos passos da opção anterior, mas agora altere “Se pressionado uma vez, o texto a partir do marcador inicial anteriormente definido até e incluindo a posição atual do cursor de exploração é selecionado. Se pressionado duas vezes, o texto é copiado para a área de transferência”. Aqui, recomendo o comando NVDA Key + shift + ;.
No Windows PowerShell, para colar o conteúdo na área de transferência, apenas control + v no console já é suficiente. No caso de outros consoles, isso não é sempre possível.
No caso do Putty, para usar a forma alternativa, o mesmo precisa estar maximizado
Aqui, o control + v não vai funcionar como nas outras aplicações, por isso vamos simular um click com o botão direito do mouse com o NVDA, usando NVDA Key + ]. O texto será colado no console.
Conclusão
Aprendemos o básico de como usar o Windows Powershell com o NVDA. Agora, usuários de leitores de tela podem seguir tutoriais normais que ensinam os comandos do shell, visto que agora são capazes de fazer a maioria das operações que um usuário vidente faria. Além disso, isso abre uma gama de outras aplicações que podem ser invocadas através da linha de comando, por exemplo, o git para lidar com repositórios.
Comentários do Discuss estão desativados.