Campus Party 2012 - EU FUI!!!
Última modificação: 06/05/2020
Hoje foi meu último dia de Campus Party. Um evento que a dois anos, quando ouvi falar pela primeira vez, pensei que não conseguiria aproveitar e me divertir nele, mas que hoje já faço planos para retornar ano que vem.
A Campus Party é um evento de tecnologia, inovação, interação social, palestras muito interessantes, onde as pessoas dormem em barracas que ficam dentro de um salão, e no tempo que não estão dormindo acessam uma internet absurdamente rápida, assistem palestras, e o mais importante de tudo, conversam com as pessoas que conheciam até então só na rede. Ufa; acho que consegui resumir o que é o evento em não tão poucas palavras, mas pelo menos eu tentei. Só estando lá para conhecer realmente como o evento pode ser bom.
Neste ano fui convidado para participar de um debate chamado web para todos, onde discutimos maneiras de tornar a internet mais acessível para pessoas com deficiência visual, auditiva, motora e cognitiva. Um assunto de extrema relevância nos dias atuais, que necessita mais de conscientização do que convencimento. As pessoas quando confrontadas com essa realidade, na grande maioria, estão dispostas a se engajarem nesta causa. O que estamos precisando mesmo é mostrar que essa realidade existe, ou seja, que pessoas com deficiência acessam a Internet. Por isto esse tipo de debate, promovido pelo evento, é importante, porque fornece um espaço que possui um alcance muito grande, atingindo um maior número de pessoas.
Não sou completamente otimista que conseguiremos melhorar até o ponto que desejamos apenas na base da conversa. Embora eu tenha inúmeros exemplos onde um simples pedido foi suficiente para que problemas de acessibilidade fossem concertados, tal como em aplicativos para iPhone, páginas web (principalmente blogs), temos o exemplo clássico que são os sites de compras de passagens aéreas, que mesmo depois de muita reclamação, continuam a não ser nada amigáveis a leitores de tela, a navegadores que não sejam o internet Explorer, etc. Estes são alguns exemplos de problemas de acessibilidade para pessoas com deficiência, e sem deficiência.
Além deste debate, tive a oportunidade de conversar com várias pessoas que só mantive até então um contato online, conhecer pessoas novas que me conheciam da Internet seja por conta dos meus vídeos ou da minha participação em podcasts, assistir palestras que me deram uma idéia do que abordar no meu tcc e por aí vai.
Dei várias entrevistas, tirei várias fotos, e até mesmo participei de um podcast!! A medida que encontrar aparições minhas por aí, atualizo este post.
- Entrevista no UOL: Deficientes físicos fazem críticas à acessibilidade na Campus Party 2012
- Post no blog da Lak Lobato, outra participante do debate web para todos: Web para todos na Campus Party
- Vídeo do @leomuraoka, vencedor do concurso em criar um vídeo editado apenas no celular: Campus Party: Internet, Conhecimento e Diversão! #CPBR5
- Entrevista que dei para o Tamboltech: Entrevista com Lucas Radaelli no #cpbr5
- Participei do Rapaduracast, o maior podcast do Brasil sobre cinema. Escutem lá!!: RapaduraCast 270 – Cegos e o Cinema
Comentários do Discuss estão desativados.