A narração áudio descritiva da copa do mundo

A copa do mundo acabou hoje. Pena, porque vou sentir falta. Não vai ter mais jogos emocionantes, comentaristas no Twitter (um parabéns pra vocês porque foi sensacional), e não vai ter mais narração áudio descritiva por um tempo.
Como sabem, sou um entusiasta da áudio descrição. Já Comentei neste post sobre como foi ir ao cinema e assistir um filme com áudio descrição, e como isso me deu uma maneira de aproveitar toda a experiência de ir em um cinema. Mas a áudio descrição não se restringe apenas a filmes. Pode estar presente em museus, teatros, e como eu vim a descobrir, em jogos de futebol.
A narração áudio descritiva foi um serviço disponibilizado pela Fifa em alguns estádios brasileiros, onde de dentro de uma cabine, dois narradores descreviam o jogo para pessoas cegas. Essa descrição se assemelhava com uma narração por rádio, com a diferença que ela era muito mais descritiva e precisa na hora de descrever todos os aspectos que se passavam em campo e fora dele, que as pessoas cegas no estádio não conseguiam ver. Desde cores dos uniformes, passando por comportamento da torcida até descrições bem detalhadas das jogadas, essa narração áudio descritiva me levou a loucura nos 3 jogos que eu pude ir aqui em BH. Colômbia contra Grécia, Bélgica contra Argélia e, a melhor partida de todas, brasil contra Chile.
Esse tipo de iniciativa da um espaço muito importante para as pessoas com deficiência, que são incluídas e podem aproveitar um evento desse tamanho como as outras pessoas.
Não posso deixar de ressaltar o trabalho da ONG que tornou tudo isso possível. Se a Fifa organizou esse projeto, quem pôs as mãos na massa e fez acontecer foram os voluntários e a equipe da Urece. Muito obrigado por isso!
Acho que nunca fui muito fã de futebol. O motivo eu não sei dizer, nunca fui muito ligado em esportes. Mas me senti parte de tudo isso, e só posso me despedir nesse texto dizendo que, Com certeza, sou um grande fã de copa do mundo.

Skip to top

Comments

2 Responses to A narração áudio descritiva da copa do mundo

  1. Mauana says:

    Lucas,
    É um imenso prazer ler esse seu depoimento depois de 8 meses de trabalho duro para realizar esse projeto. Muitas vezes achamos que não conseguiríamos realizar, mas pelo feedback que recebemos de pessoas como você pudemos perceber que deu certo sim. Temos muito o que ajustar pela frente, mas nosso objetivo é fazer com que a narração audiodescritiva continue não só no futebol como em qualquer outro esporte.
    Obrigada pela participação!

  2. Carlos says:

    Vi você no vídeo da Urece, muito bacana.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>